E se a gente convidasse você para vir explorar cavernas conosco, você viria? Hoje vamos fazer uma trip com você para um lugar surreal, com direito a trilhas subterrâneas, passeios em boias, vulcões para descobrir, templos antigos e paisagens surpreendentes. Estamos falando de um passeio pela Indonésia como você nunca viu, guiado por dicas de um dos nossos sócios-fundadores, o João Vidal. Bora?
Nosso guia conheceu esse paraíso de aventuras em 2019, acompanhado do Alexander (também sócio aqui na ZTrips) e de outro amigo e parceiro de viagens Luiz Felipe Salas. A trip começou em melhor estilo, voando de Air Asia de Singapura até Yogyakarta, em Java, na Indonésia. Para os nativos, essa cidade é conhecida como Jogja e é famosa por sua arquitetura estonteante e espiritualidade latente. Os templos multiculturais, espalhados por toda a parte, fazem sua fama como alma desta ilha.
Para quem gosta de emoção e esportes de aventura, é o local certo. Além de vulcões ainda ativos, a cidade conta com muitas cavernas para exploração, que foram o foco desta viagem. Confere só algumas das visitadas por nosso guia:
Jomblang Cave:
Leva cerca de 1h30 do centro de Jogja para chegar nesta caverna. O passeio por lá dura cerca de 3h. Para entrar, é necessário usar equipamento de segurança e botas. Depois de uma longa descida para chegar à entrada da caverna, uma caminhada de cerca de 25min no seu interior leva até uma cachoeira.
“É um passeio fantástico e recomendamos fazer no turno da manhã, pois ao meio-dia é quando o sol está centralizado, dessa forma, as entradas de luz que a caverna tem permitem um fenômeno bem especial, principalmente para as fotos”, diz João.
Pindul Cave Tubing:
Fica a aproximadamente 45 min da Jomblang e o passeio dura cerca de 1h30. É necessário utilizar equipamentos de segurança padrão para entrar. “O passeio todo é aquático, dentro de boias, então além de conhecer as cavernas você também vai tomando um banho durante o passeio, é bem divertido. A Pindul Cave tem muitas curvas, com formações únicas, fora que a cor da água é impressionante”, conta nosso guia.
Algumas outras cavernas que se encontram na região são:
- Rancang Kencono
- Cerme Cave
- Langse Cave
- Tanding Cave
- Sriti Cave
A visita a um vulcão é uma experiência que não pode faltar para quem conhece a Indonésia. O país conta com mais de 400 vulcões, centenas deles ainda ativos. Em Yogyakarta, é possível fazer um passeio seguro pelas redondezas de um dos vulcões que mais entram em atividade no país, o Merapi. Nosso guia conta como foi essa experiência:
“Ele fica afastado do centro, cerca de 1h de carro. Para visitar, há diversas opções de passeio, de trekking até locação de jeeps para o passeio. O vulcão Merapi é um dos mais ativos do mundo. Recentemente, no início de 2021, ele ficou ativo, mas a última vez que entrou em erupção foi em 2010. Ocorreram cerca de 300 mortes e mais de 280 mil pessoas precisaram abandonar a região. As fotos que compartilhamos mostram, ainda em 2019, o tamanho do estrago próximo ao vulcão”, explica.
O passeio de carro pela região dura cerca de 1h30min passando por vários pontos da base do vulcão, entre eles um bunker que se manteve depois da erupção.
É impossível falar de Jogja sem citar os templos da cidade. Por isso, certamente voltaremos aqui para contar a vocês sobre a história de cada um e sua importância. Quem está planejando uma viagem com objetivo de retiro espiritual, esse destino é perfeito!
Dica dos travelers:
Onde se hospedar:
A Indonésia, assim como outros países da Ásia possui uma moeda muito desvalorizada, o que torna o preço do turismo em geral (passeios, hospedagem, alimentação, transporte e outros) barato quando comparamos até mesmo com a nossa moeda.
Nossa dica, portanto, é encontrar bons hotéis (5 estrelas) para se hospedar. Nós ficamos no Grand Aston Yogyakarta por incríveis 27 USD/noite.
Locomoção:
Recomendamos a locação de um motorista particular na Indonésia (caso de Jogja e Ubud, em Bali), pois o transporte público é precário e o custo de um motorista por 8h, dividido em grupo é extremamente barato (gira em torno de 15 USD/pessoa num grupo de 3, que foi nosso caso). Nós contratamos por dois dias e foi o suficiente para conhecer todos lugares da cidade que queríamos explorar.
A locação permite conhecer muitos lugares em um dia, visto que todos pontos turísticos são afastados do centro. Você pode pegar uma indicação na recepção do hotel ou no próprio TripAdvisor.
Nosso motorista foi Wawan, uma pessoa extremamente simpática, com bom inglês e, o mais interessante de tudo, conviver com uma pessoa nativa por dois dias seguidos abre a possibilidade de entender e conhecer muito mais a cultura local e a história que permeia. Inclusive, no início da pandemia ele entrou em contato para ver como nós estávamos.
E aí, já deu aquela vontade de atualizar seus carimbos no passaporte? Conta com a ZTrips para cotar essa trip para você!