Quando você pensa em África, o que vem à sua mente? O safári é, certamente, a marca registrada do turismo neste continente que é tão vasto e cheio de possibilidades. Independente se você optar por ir sozinho ou acompanhado, essa é uma experiência que precisa constar na vida de quem vai até lá. Claro que sua melhor parceira de viagens já providenciou as melhores dicas para quem estiver pensando em desbravar essa aventura em continente africano.
Desta vez, quem colaborou conosco é nosso sócio-fundador, o Alexander Burt, que viveu duas experiências de safári na África em 2019 e 2021. Confere o relato dele e já anota todas as dicas para montar o seu roteiro.
Nunca tive planos de ir à África antes de outros destinos nas Américas e na Europa, e até mesmo antes da Ásia. Minha primeira visita à África aconteceu por acaso em 2019. Eu ia com um grupo para um Safari na Namíbia e, na hora, decidi ir sozinho. Uau, que experiência sensacional! Desbravar um país diferente de tudo que já tinha visto, com imensas áreas desérticas, pouquíssima ou nenhuma água, vegetação escassa, uma fauna vibrante e um povo acolhedor, de cultura muito interessante.
Dirigi um carro alugado convencional por cerca de 5.000 km, acampei – coisa que nunca tinha feito antes – vi cidades e vilarejos incríveis, geografia única, parques nacionais com estrutura surpreendente, e claro, a melhor experiência foi a proximidade com muitos animais selvagens em seu habitat natural. Fiquei encantado!
Depois dessa viagem inesperada, me apaixonei pela África e, em 2021, fui novamente para lá, dessa vez acompanhado do meu pai. Fomos para Kenya e Tanzânia.
No Kenya fizemos Safari com guia e nos hospedamos em um hotel dentro do parque Amboseli. Foi uma experiência bem diferente pois, embora também tenha deserto, tem muita água e bastante verde, e claro muito animais.
Depois do Kenya, atravessamos a fronteira terrestre para a Tanzânia. Eu nunca havia cruzado uma fronteira por terra, foi uma experiência incrível. Na Tanzânia fizemos Safari sem guia, alugamos um carro 4×4 equipado para acampamento, visitamos vários parques nacionais e dormimos em hotéis e acampamentos. Cada parque na Tanzânia tem características bem diferentes, uns desérticos, outros mistos e um com muita água na beira de um enorme lago. A quantidade e variedade dos animais é enorme.
Espero em breve visitar mais países da África, como Botswana, Zimbabwe, África do Sul entre outros.
Mama África, você tem que conhecer!
Confira essas dicas da ZTrips:
- Reserve pelo menos 3 dias para fazer o safári em parque nacional ou reserva privada. Você pode optar por acampar ou ficar em hoteis, isso porque os parques são grandes e você certamente vai querer explorar todos os detalhes;
- As saídas geralmente acontecem duas vezes por dia, entre 5h30 e 7h, quando os animais estão mais ativos, e por volta das 16h. Cada passeio dura cerca de 4h.
- Os lugares mais tradicionais para safári na África são: África do Sul, Tanzânia, Botsuana, Namíbia, Uganda e Ruanda.
Então, bora planejar seu safári com a ZTrips?