Quem já conhece o país vizinho não precisa de muitos motivos para visitar nossos amigos do outro lado da fronteira. Ainda assim, se você está buscando indicações para sua próxima viagem de férias ou para curtir um feriado prolongado, confira aqui 10 locais que não podem ficar de fora do seu roteiro no país hermano:
1 – Buenos Aires:
Um clássico que, como tal, não pode ficar de fora da sua programação. A capital que respira cultura conta com diversas atrações durante o dia e à noite. Confira as principais:
Teatro Colón: um dos teatros líricos mais importantes do mundo;
Casa Rosada: sede da presidência da Argentina, ocupa o espaço onde foi construído o forte de Buenos Aires em 1580;
Cemitério da Recoleta: uma espécie de museu a céu aberto, conta com mausoléus de mármore onde estão figuras importantes como líderes políticos, presidentes da Nação, escritores, Prêmios Nobel, esportistas e empresários;
Caminito: um bairro histórico e fundamental para vivenciar a experiência completo da visita à Buenos Aires. Local excelente para experimentar a gastronomia local e apreciar a cultura da região;
Puerto Madero: área portuária que foi revitalizada e conta com excelentes restaurantes, além de ser um ótimo local para um passeio a pé;
Museu Nacional de Belas Artes: museu que narra a história da Argentina através da obra de artistas locais, além de contar com acervo com nomes como Monet, Pissarro e El Greco.
2 – La Plata:
A 60km de Buenos Aires fica a capital da província, a cidade de La Plata. O centro, projetado em meados de 1800 pelo urbanista Dardo Rocha, propõe um design perfeito: uma rede de ruas intercaladas com praças e parques.
O apelido de La Plata é “cidade das diagonais”. Sua estrutura é composta de avenidas diagonais que se distribuem a partir da “Plaza Moreno”, que fica no centro.
Uma vez na cidade, os pontos imperdíveis são a catedral da Imaculada Conceição, projetada no estilo neogótico, inspirada nas catedrais de Amiens e Colônia e que conta com pedras de cores diferentes (rosa, preto, cinza). Além disso, não pode ficar de fora uma visita ao Teatro Argentino, a segunda maior casa de ópera do país.
3 – Patagônia:
Paraíso dos aventureiros e território de quem ama uma paisagem de extremos, a Patagônia é um destino imperdível para os apaixonados pela natureza. Dividida entre Chile e Argentina, conta com destinos imperdíveis.
Por lá, você pode observar baleias, avistar neve e chegar até a Terra do Fogo.
4- Ushuaia:
Conhecida como “fim do mundo”, a cidade mais ao sul do planeta guarda muitos tesouros a serem descobertos. A 3 mil Km de Buenos Aires, Ushuaia fica na costa sul da Ilha Grande da Terra de Fogo. As belezas naturais são os grandes atrativos da região já que é possível chegar perto das colônias de pinguins e fazer trilhas nas montanhas – quem sabe até visitar um Glaciar?
O Trem do Fim do Mundo é a atração mais famosa por lá e consiste em uma ferrovia a vapor cujo passeio leva os viajantes por um cenário selvagem do Parque Nacional da Terra do Fogo.
5 – Península de Valdés:
A primeira parte da Patagônia que é possível avistar vindo de Buenos Aires, a 1400km da capital argentina. Esse território árido, desértico e lunar, intercalado por lagos salgados, é Patrimônio Mundial da UNESCO.
Sua principal cidade é Puerto Madryn, fundada em 1886. O Museu de Ciências Naturais e Oceanográfico vale a visita para conhecer mais sobre a flora e fauna da Patagônia, além de animais marinhos, como lulas gigantes.
O espetáculo de baleias é imperdível, já que elas procuram a região para acasalar e dar à luz entre maio e dezembro.
6 – El Calafate:
Para continuar a aventura na Patagônia, a dica é a porta de entrada para o Parque Nacional Los Glaciares, onde se encontra a geleira Perito Moreno.
Perito Moreno é uma geleira gigantesca que se lança em direção ao Lago Argentino com uma parede de 5 km de comprimento e até mais de 70 metros de altura. Ela se move dois metros todos os dias, gerando quedas de blocos de gelo que colidem com água e causam estrondos lindos de se ver.
7 – Bariloche:
Famosa pelas pistas de ski, a região localizada no noroeste da Patagônia também oferece opções de trekking, pesca, rafting, canoagem, ciclismo e passeios a cavalo.
Além das trilhas que levam às montanhas que a rodeiam, a cidade conta com praias lindíssimas, porém de água muito gelada.
8 – El Chaltén e Fitz Roy
Quase chegando nos Andes, é possível encontrar El Chatén, essa pequena e tranquila aldeia, repleta de casas coloridas e considerada a capital argentina do trekking.
Suas trilhas levam ao Parque Nacional Los Glaciares, passando por lagos e geleiras. A cidade também é ponto de partida para chegar a Cerro Torre e Fitz Roy, duas montanhas lendárias, com 3128 e 3405 metros de altura, respectivamente.
9 – Jujuy e as grandes salinas
Próximo da fronteira com o Chile, estas salinas ganharam muito destaque no turismo da Argentina nos últimos tempos. A 3350 metros de altitude, o deserto branco impressiona com seus 12 mil hectares de extensão.
10 – Trevelin
No centro-oeste da argentina, a província de Chubut guarda um verdadeiro tesouro para quem gosta de admirar paisagens:
De um lado, gados pastando, e do outro, florestas de ciprestes povoadas por animais selvagens. É possível fazer excursões pela Reserva Natural Nant & & Fall e pelo Parque Nacional Los Alerces, passeando entre os arbustos ao longo do rio Arrayanes e chegando ao belo Lago Verde.