Skip to content Skip to footer

Bagagens: o que levar, o que fazer em caso de extravios, danos ou violações

Viagem de férias planejadas, passagens compradas, galera animada para embarcar e aí vem aquela dúvida: o que pode ir na bagagem? Qual o tamanho permitido? Qual a melhor forma de cuidar dos meus pertences? A ZTrips, sua melhor parceira de viagens, está aqui para ajudar você a encontrar as respostas para todas essas perguntas e outras que você nem imagina que vai ter, então acompanhe neste post e tire suas dúvidas.

Foto: Calle Macarone (Unsplash)

DESPACHO DE BAGAGENS

A primeira coisa que você precisa ficar atento é sobre regras relacionadas ao despacho de bagagem, quando estão inclusas ou se são cobradas à parte. Geralmente, o despacho de bagagens é um serviço extra nos voos domésticos. Em voos internacionais, no valor da passagem costuma estar incluso o despacho de pelo menos uma mala de até 23kg, mas isso pode variar conforme a opção escolhida pelo cliente, então fique atento na hora de comprar o ticket. No geral, para voos internacionais, as companhias permitem bagagens que totalizem 158 cm lineares. 

BAGAGENS DE MÃO

A segunda informação mais importante diz respeito à bagagem de mão, que você deve saber aproveitar de forma inteligente para acomodar seus pertences e não passar apertos ao longo da viagem. Ela deve obedecer regras de medidas e pesos específicos pois, caso sua bagagem ultrapasse essas dimensões, pode ser que você tenha que despachar alguns itens antes de seguir viagem. 

Em 2019, as medidas das bagagens de mão para voos nacionais (Azul, Gol, Itapemirim e Latam) foram padronizadas para as seguintes:

  • uma mala medindo até  35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), com no máximo 10kg;
  • você também pode levar uma mochila, sacola, bolsa, com as seguintes medidas: 35 x 20 x 45 cm (comprimento x largura x altura)

Para os voos internacionais dessas mesmas companhias, pode-se seguir os mesmos padrões, mas caso você viaje em outras empresas, é importante se informar sobre suas regras antes. 

O que pode levar: itens de valor, documentos, joias, eletrônicos (o ideal é nunca despachar eletrônicos no porão do avião);

Importante cuidar: ao transportar líquidos em voos internacionais, é importante tomar cuidado para distribuí-los em frascos de 100mL (pode levar até 1L dessa forma);

O que não levar: objetos cortantes, substâncias inflamáveis como isqueiros e aerossóis;

Foto: Vlada Karpovich (Pexels)

COMO  EVITAR TER MINHA MALA EXTRAVIADA?

Se tem uma experiência que qualquer um gostaria de evitar é a de ter sua mala perdida durante uma viagem. Imagina você chegar no seu destino de férias e não ter suas roupas, produtos e materiais cuidadosamente separados para curtir todos os seus planos?

Foto: Ante Hamersmi (Unsplash)

Então, fique atento a algumas dicas para não passar por esse sufoco:

  • Faça o check in com antecedência: não é à toa que a pressa é inimiga da perfeição! Fazer as coisas com calma tem suas vantagens e uma delas é poder conferir com atenção a etiquetagem da sua mala, para garantir que está tudo ok;
  • Retire etiquetas de voos antigos: melhor evitar possíveis confusões na hora da conferência, né? Deixe sua bagagem limpinha para receber as etiquetas do novo trecho!
  • Utilize sempre cadeados: assim, você evita que outras pessoas mexam nas suas coisas;
  • Identifique sua mala de alguma forma: valem tags, lenços, penduricalhos ou o que for para que você e as outras pessoas não tenham dúvida de que aquela mala é, de fato, sua!
  • Tire uma foto da sua bagagem antes de embarcar e guarde o comprovante de despacho: isso não vai ajudar a não extraviar sua bagagem, mas certamente vai auxiliar no item a seguir:

E, SE MESMO ASSIM, A MALA SE PERDER?

Neste caso, a orientação é que você busque o balcão da companhia para preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem ou outro documento por escrito que registre a perda, preferencialmente, logo após notar o extravio, pois é importante comunicar a perda ainda dentro do setor de desembarque.

E SE MINHA BAGAGEM FOR DANIFICADA?

As companhias também preveem uma indenização no caso deste tipo de ocorrência, mas, na maioria das vezes, é importante comunicar ainda dentro do setor de desembarque. Cada empresa possui uma política em relação a isso, então vale dar uma conferida e se informar antes mesmo de embarcar, para evitar transtornos.

Se for um caso de avaria, a companhia deverá reparar o dano ou substituir a mala por outra. Se for uma violação comprovada, deverá ser realizada uma indenização correspondente. 

Gostou das dicas, ficou com dúvidas ainda? Comente aqui e vamos conversar!

Deixe um Comentário

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.

Se você...

  • Ja se estressou com o atendimento das companhias aéreas;
  • Tem dificuldade de encontrar os melhores preços de passagens;
  • Não tem tempo para procurar por promoções diferenciadas;
  • Quer viajar com tranquilidade, sabendo que vai ter um suporte 24h

Nós ajudamos você!
Entre em contato com nossos agentes de viagem.