Agraciada em 2020 com o título de país mais desenvolvido do mundo, a Noruega também é um destino incrível para os aventureiros de plantão. É lá que fica a ferrovia considerada a mais bela do mundo, nosso destino na viagem de hoje.
Conheça a região de Fläm, um roteiro repleto de cachoeiras, montanhas cobertas de neve e vales dignos de cenários de cinema.
Para quem acompanha nossas redes sociais (vale a pena, pois compartilhamos muito conteúdo interessante por lá), notou que falamos sobre alguns dos destinos envolvidos na icônica série La Casa de Papel. Só para situar quem não acompanha: na trama, os personagens adotam nomes de cidades ao redor do mundo como codinome. Oslo, a capital da Noruega, é dos pseudônimos escolhidos e nós decidimos dar uma voltinha por este país cheio de lugares incríveis para conhecer um pouco mais e mostrar para vocês!
Embora nosso foco aqui não seja a capital, Oslo, vamos trazer alguns highlights desta cidade estonteante que não pode ficar de fora do seu passeio rumo aos fiordes noruegueses. Aproveite e insira essas dicas no seu roteiro de viagem:
Oslo
Orgulhosa de seu passado Viking, Oslo é um destino imperdível para quem é fã desta cultura. Pelas ruas da cidade e no museu inteiramente dedicado a este tema, é possível revisitar o passado e navegar com os primeiros desbravadores dessa terra. Aliás, a cidade é repleta de museus e todos eles valem muito a pena visitar.
O Munchmuseet (aquele d’ O Grito) e a Opera House, construída à beira-mar, demonstram a relação da cidade com a cultura e a arte. Para quem curte história, outra dica é o Norsk Folkemuseum , um passeio a céu aberto com mais de 150 edifícios realocados de diferentes lugares do país, além de artefatos de todos os grupos sociais e regiões da Noruega. Frognerparken é outra parada obrigatória na cidade, já que abriga centenas de estátuas em bronze e granito esculpidas por Gustav Vigeland.
Saindo de Oslo, convidamos você para ir até Fläm e conhecer uma das ferrovias mais lindas do mundo. Você também pode optar por chegar até a cidade de barco ou carro, mas aconselhamos incluir a viagem de trem em um dos deslocamentos para não perder essa experiência.
Fläm
O pequeno vilarejo de 350 habitantes é uma pequena jóia no meio das montanhas. Às margens do Aurlandsfjord, ela tem opções de passeios de bicicleta pelas margens do fiorde, visitas à cachoeira Brekkefossen e ao mirante Stegastein. Mas, atenção: a melhor época para quem quer aproveitar estes passeios ao ar livre é a primavera e o verão (entre junho e agosto), pois nas outras estações algumas atrações não estão disponíveis. Uma das principais atividades para quem visita a cidade é a navegação pelo Nærøyfjord, um dos mais belos e famosos fiordes da Noruega, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O passeio pode ser feito em grandes embarcações ou em um fjordsafari, em que pequenos barcos rápidos levam passageiros para um trajeto por dentro dos paredões de pedra.
Quem visita Fläm não pode deixar de fazer o passeio pelo Flåmsbana, trem histórico da região. Uma das linhas ferroviárias de bitola normal mais íngremes do mundo, esta ferrovia tem vistas incríveis de toda a encosta dos fiordes, passando por cachoeiras estonteantes e 20 túneis ao longo do trajeto de pouco mais de 1h. Foi eleita pela revista National Geographic Traveler como uma das dez melhores viagens de trem da Europa e pela Lonely Planet Traveler como a melhor viagem de trem do mundo.
Você pode incluir esse passeio na sua rota entre Bergen e Oslo ou, ainda, apenas fazer o trajeto de ida e volta entre Oslo e Flam. As passagens para o Flåmsbana podem ser compradas nas estações de Mydral, Fläm ou, ainda, pela internet no site https://www.norwaysbest.com/
Fotos: Ana Eidam | Caju Comunicação