Quem nunca apostou em um bom livro para viajar por cenários e destinos imaginados, que atire a primeira pedra! A literatura é uma porta para nos transportar para mundos incríveis, existentes ou não, e que servem para ampliar horizontes, conhecimentos e até proporcionar novas experiências. Em homenagem ao Dia Nacional do Livro, queremos convidar você para uma viagem no sentido inverso: vamos fazer um roteiro pelas bibliotecas mais impressionantes do globo?
Para começar, vamos à Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, cuja fundação motivou esta data aqui no Brasil.
Biblioteca Nacional do Brasil
Fundada em 1810, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a então colônia. É considerada, segundo a UNESCO, uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina. Sua coleção conta com cerca de nove milhões de peças. Além do acervo literário, também reúne um vasto acervo com cerca de 25 mil fotografias doado por Dom Pedro II à biblioteca, já que ele era um grande entusiasta da fotografia e o primeiro brasileiro a possuir um daguerreótipo.
Biblioteca Nacional da República Tcheca
De pé desde 1722, o complexo histórico no centro de Praga é conhecido por “pérola barroca” e foi eleita uma das mais majestosas do mundo. Possui cerca de 20 mil livros em seu acervo e afrescos no teto pintados por Jan Hiebl. O local oferece visitas guiadas onde o visitante poderá percorrer três partes do complexo: a Capela dos Espelhos, a Biblioteca Barroca e a Torre Astronômica, um mirante com 68 metros de altura que oferece vista 360 graus do centro histórico.
Biblioteca da Abadia de São Galo – Suíça
O espaço conta com mais de 160 mil obras, além de expor edições manuscritas e impressas de livros com mais de 700 anos. A coleção da biblioteca é a mais antiga da Suíça e uma das bibliotecas monásticas mais antigas e importantes do mundo. Inclui, também, 1650 incunábulos (livros impressos antes de 1500) e 2100 manuscritos que datam do século VIII ao século XV; entre os mais notáveis destes últimos estão os itens de produção irlandesa, carolíngia e otoniana. Entre eles, o manuscrito B da Canção dos Nibelungos é mantido lá.
Biblioteca e Museu Morgan – Estados Unidos
Biblioteca e Museu Morgan – Estados Unidos: além de sediar apresentações teatrais, o complexo abriga obras de arte e também conta com uma biblioteca com edições originais dos trabalhos de Edgar Allan Poe, Charles Dickens e Shakespeare, bem como os manuscritos da idade média, das partituras de Beethoven e das três Bíblias de Gutenberg. A Biblioteca e Museu Morgan, em Nova York, está localizada na Madison Avenue, no bairro de Murray Hill.
Biblioteca Municipal de Stuttgart – Alemanha
Biblioteca Municipal de Stuttgart – Alemanha: seus nove andares representam uma pirâmide invertida e guardam livros, jornais, quadros, DVDs e CDs, totalizando cerca de 500 mil mídias. Ela foi projetada pelo arquiteto sul coreano Eun Young Yi, que disse ser “Um prédio que desse aos frequentadores a sensação de uma leitura ao ar livre, sob a luz e o calor do sol”. Além do acervo, o espaço também oferece atividades culturais como leituras, palestras, workshops, concertos, painéis de discussão, palestras, shows, exposições e outras.
Bibliotheca Alexandrina – Egito
À beira do mar mediterrâneo, o prédio de granito é uma homenagem à antiga biblioteca e é a maior do Egito. Conta com museus, galerias de arte, planetário e um laboratório dedicado à restauração e preservação de manuscritos antigos.
Biblioteca Nacional da França
Fundada em 1368, possui um acervo com mais de dez milhões de títulos, que está dividido em cinco estabelecimentos diferentes de Paris. É uma instituição pública e destina-se a ser o repositório de tudo o que é publicado na França.
Biblioteca Rampur Raza – Índia
Considerada uma das bibliotecas mais importantes do sul da Ásia, suas prateleiras guardam 17 mil manuscritos em árabe, persa, hindi e línguas turcas. É um repositório da herança cultural indo-islâmica e um tesouro de conhecimento estabelecido nas últimas décadas do século XVIII.
Biblioteca de Tianjin – China
Apelidada de The Eye, há quem diga que a biblioteca parece cenário de filme de ficção científica. É uma das cinco atrações centrais do Centro Cultural Binhai. Conta com mais de um milhão de obras, além de um auditório para apresentações musicais e teatrais, salas de estudo, salas de reuniões e escritórios.
Biblioteca Estadual da Austrália do Sul
Com acervo dividido em três edifícios anexados no centro cultural de Adelaide, a biblioteca possui a maior coleção de manuscritos datados da pré-colonização europeia no país. Fica na região central da cidade e é possível agendar visitas guiadas para conhecer o acervo e a arquitetura do local.
Gostou deste tour pelas maiores bibliotecas do mundo? Qual delas você visitaria primeiro? Conta para nós nos comentários e vamos organizar sua próxima trip para o universo da leitura e do conhecimento!