Quem nunca perseguiu a famosa golden hour para fazer suas fotos de viagem? Ou mesmo ficou minutos que pareceram eternidades naquele lugar especial esperando as condições ideais para sua foto ficar perfeita. Quem busca boas fotos em viagens, não tem outro jeito: acaba passando um pouquinho de dificuldade para voltar com a mala cheia de memórias e o rolo da câmera cheia de imagens insubstituíveis.
Para você, que ama fotografar suas trips, conversamos com o melhor parceiro de viagem e trouxemos dicas para não marcar bobeira na hora de registrar seus momentos. O Samuel Lopes tirou um tempinho para colaborar com a gente neste post, então não faz desfeita e acompanha com a gente até o final.
Celular ou câmera?
Vamos começar com o básico: sabemos que hoje, muitos celulares já dispõem de tecnologia capaz de acompanhar em qualidade e desempenho muitas das câmeras disponíveis no mercado. Além disso, o celular entrega a você o material com mais agilidade, para já sair editando e postando as fotos e vídeos na rede. As câmeras, entretanto, (aqui estamos falando de equipamentos profissionais como opções fullframe ou mirrorless existentes no mercado) atingem níveis muito superiores de desempenho quando estamos falando de pontos de luz e profundidade, principalmente. Então, se você busca agilidade para suas fotos e vídeos, o celular pode suprir tranquilamente sua demanda. Se busca imagens com qualidade e resolução superiores, as câmeras são sua melhor companhia.
O que levar?
Para quem optar pelas câmeras, sempre vai bater aquela dúvida na hora de separar os equipamentos para viajar. Nesses casos, a dica é: leve o material que deixa você mais confortável. Para viagens em que você pode parar para observar, as lentes zoom (aquelas que possuem variação de distância focal) pode ser mais interessante por dar mais opções. Mas, é claro que seu trabalho fala mais alto e você precisa entender o que se adapta melhor às suas necessidades. O importante é não levar tudo o que você tem à disposição, pois a quantidade de equipamentos eletrônicos com você pode dar mais dificuldades na hora do embarque.
Como embarcar com equipamentos eletrônicos?
Dê prioridade para levar seus equipamentos com você, na bagagem de mão. É mais seguro e tranquilo, mas você vai precisar mostrar seus itens eletrônicos ao passar no raio-x, então não esqueça de deixar tudo organizado na mochila.
Posso viajar com drone?
Primeiro, avalie se vale a pena embarcar com um drone na sua mochila. É um equipamento muito legal, que rende imagens muito massa, mas se você não tem demanda para isso, não vai usar tanto assim e o esforço vai acabar não compensando. O drone não é o equipamento mais prático do mundo, exige um certo tempo de montagem e desmontagem que nem sempre cabem em todos os passeios e também consome bastante bateria. Além disso, nem todos os lugares aceitam voos de drones em seus territórios aéreos, a exemplo do Egito e de Cuba, onde não se pode sequer entrar com um sem autorização.
Como ter melhores imagens nas suas trips
Uma das coisas mais importantes para quem trabalha com imagem, é a iluminação! E como o assunto aqui é viagem, na grande maioria do tempo essa iluminação é externa, sem muito auxílio de equipamentos de luz e tendo como maior amigo ou inimigo: o Sol
Melhor que especificações técnicas de iluminação, quero deixar aqui um exemplo de como a luz do sol pode influenciar na foto em diferentes horas do dia.
Fica claro a magia de uma boa luz do sol não é mesmo? hahaha
O nascer do sol e o pôr do sol trazem esse aspecto dourado pras imagens, cada um do seu jeito. Há quem prefira nascer, há quem prefira pôr mas ambos são ótimos pra fotografar. Uma outra vantagem de fotografar no nascer, é que os pontos mais disputados pelos turistas geralmente começam a encher de gente a partir de umas 8h da manhã, então você teria uma certa exclusividade e privilégio de quem acordou mais cedo pra estar ali e ter aquela luz maravilhosa para suas fotos e vídeos.